21/06/2022 às 14h21min - Atualizada em 21/06/2022 às 14h21min

Dona Onete é a artista homenageada na 2ª edição do “Troféu Tradições” promovido pela União Brasileira de Compositores

O evento será no Theatro da Paz amanhã (22) à noite em um show especial com a presença de Fafá de Belém, grupo de carimbó Sancari e outros artistas da terra

Da Redação

Dona Onete pretende se embelezar para o show especial que fará no Theatro da Paz, amanhã (22), a partir das 20h30. Os ingressos já podem ser adquiridos.

Em reverência à música brasileira promovendo a visibilidade dos nossos artistas, a União Brasileira de Compositores (UBC) realiza, neste 22 de junho, data de comemoração de 80 anos da UBC, a segunda edição do “Troféu Tradições” no palco do centenário Theatro da Paz. A homenageada, desta vez, é a cantora e compositora Dona Onete, estrela responsável por sucessos como “No meio do Pitiú”, “Jamburana” e “Banzeiro”. A artista com 82 anos de vida já soma mais de 300 composições e segue compondo boleros e tantas outras nos gêneros Carimbó Chamegado, Bangüê, Lund e outros.

 

“Estou radiante de felicidade. Todas as homenagens que quiserem me fazer, que façam em vida, que eu quero ver o quanto eu sou querida (risos). Fico muito feliz por um reconhecimento desse que é de ordem nacional. Nunca pensei que isso ia acontecer comigo. Eu sou de Cachoeira do Arari (interior do Pará), caí de paraquedas na música. É uma honra muito grande poder representar o povo do Pará e da Amazônia.”, comenta a artista, que lançou seu primeiro álbum aos 72 anos.


Para marcar a homenagem de relevância nacional, Dona Onete fará um show presencial e adianta que será uma noite muito alegre e com muita cantoria. “Quero me preparar, ir bem bonita receber as homenagens e cantar minhas músicas com outros artistas importantes que cantam o Pará pro mundo também. Vamos cantar o que é nosso, viver o que é nosso, fazer a festa no Theatro da Paz e festejar o que temos de especial”, afirma.

 

A apresentação especial contará com as participações especiais de Fafá de Belém, Jaloo, Mestre Damasceno, Lucas Estrela, Félix Robatto, Aqno e o grupo de Carimbó Sancari - tudo sob a direção de Batman Zavareze, artista visual e designer responsável por trabalhos com Marisa Monte, Los Hermanos, Roberto Carlos, Rubel e outros. 

 

União Brasileira de Compositores e o “Troféu tradições” 

 

A UBC, criada em 1942, é uma associação sem fins lucrativos, dirigida por autores, que tem como objetivo principal a defesa e a promoção dos interesses dos titulares de direitos autorais de músicas e a distribuição dos rendimentos gerados pela utilização das mesmas, bem como o desenvolvimento cultural. Atua com dinamismo, excelência em tecnologia da informação e transparência, representando mais de 50 mil associados, entre autores, intérpretes, músicos, editoras e gravadoras. 

 

Seguindo a trajetória da primeira versão, o troféu segue homenageando uma compositora. Na primeira edição do prêmio, em 2021, a UBC homenageou Anastácia, conhecida como “Rainha do Forró”. Natural do Recife, a artista é parceira de Dominguinhos em mais de 250 canções.

 

Para a direção da UBC, o troféu reforça o compromisso em valorizar a pluralidade da música brasileira: “O Troféu Tradições deste ano vai para o Pará, o Carimbó, outra expressão da excelência e diversidade da riqueza da música  brasileira exemplarmente representada pelo talento e coragem de Dona Onete, uma vida dedicada à cultura e à música”, relata Marcelo Castello Branco, diretor executivo.

 

Já o diretor presidente Paulo Sérgio Valle, Diretor Presidente da UBC salienta que: “Dona Onete é a tradição que não tem tempo, que se renova como o vento, e nos surpreende a todo momento”. 

 

O show é apresentado pela UBC, conta com o apoio do Theatro da Paz e da Secretaria de Cultura do Governo do Pará e tem parceria da Libra. 

 

Ingressos podem ser adquiridos no site Ticket Fácil (https://tinyurl.com/DonaOneteUBC) e na bilheteria do Theatro da Paz.

 

SERVIÇO: TROFÉU TRADIÇÕES UBC

 

2ª edição: homenagem à Dona Onete

Data e horário: 22 de junho, às 20h30

Local: Theatro da Paz (Av. da Paz, S/N - Campina, Belém)

Ingressos: https://tinyurl.com/DonaOneteUBC  

Transmissão ao vivo através do YouTube da UBC: https://tinyurl.com/UBCYT

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp