A Prefeitura Municipal de Belém começou a aplicar na manhã de hoje, 04, a 4ª dose de reforço da vacina contra o Coronavírus para pessoas a partir de 40 anos. Com uma ação itinerante, os aptos para receber o imunizante podem se vacinar no sábado e domingo, 04 e 05, em dois postos de ação itinerantes que estão localizados no Terminal Rodoviário de Belém (São Brás) e na Praça Dom Alberto Ramos (Marambaia), além de um posto que funcionará apenas hoje na Aldeia Cabana, na pedreira.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), após a ação do final de semana, a vacinação para a faixa etária seguirá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a partir da segunda-feira, dia 06. A decisão da Sesma de antecipar a vacinação para maiores de 40 anos foi dada após recomendações do Ministério da Saúde que divulgou na última quinta-feira, dia 02, que orientava a aplicação da 4ª dose para pessoas com mais de 50 anos. Mas após a verificação dos imunizantes disponíveis em Belém, a Sesma antecipou também para pessoas a partir de 40 anos de idade.
Para receber a 4ª dose da vacina contra a Covid-19, a pessoa precisa ter recebido a dose anterior em um intervalo mínimo de quatro meses. Além da faixa etária, pessoas com comorbidades a partir dos 12 anos de idade também podem receber o imunizante, após apresentação de laudo médico. Profissionais da saúde, gestantes e as puérperas, além de profissionais da educação dos ensinos básicos e superiores também já podem tomar a quarta dose do imunizante.
Reclamações Nas primeiras horas da campanha de vacinação itinerante foi marcada por longas filas que se formaram por pessoas aptas a receber o imunizante. Para a professora Eliza Matos, a redução de números de postos para vacinar contra a Covid-19 é visível. “Hoje é uma ação especial para vacinar, mas só temos três pontos realizando a aplicação, isso acaba se tornando muito pouco em comparação às pessoas que estão querendo aproveitar o final de semana para garantir a quarta dose”, contou a professora.
Para Eliza, o número de postos reduzidos acaba afastando as pessoas, o que é prejudicial ao combate à pandemia. “Antes as empresas liberavam os trabalhadores para vacinar durante o horário de trabalho, mas hoje as pessoas que passam o dia em suas atividades só tem o final de semana para poder vacinar. E chaga aqui perde muito tempo nas filas. Isso tudo desestimula muita gente a se imunizar. Só do tempo que passei na fila, observei dezenas de pessoas que chegaram e desistiram por causa da demora”, finaliza. Documentação Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação de Belém. pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência e com doenças crônicas precisam apresentar laudo ou receita médica, que comprove a condição. Já os trabalhadores da saúde e demais trabalhadores que estão aptos a vacinar precisam apresentar carteira profissional, crachá ou outro documento comprobatório do exercício da atividade. Além da vacina contra a Covid-19, a Ação Itinerante da Prefeitura está aplicando imunizantes contra o Sarampo e Gripe Influenza.