31/05/2022 às 18h38min - Atualizada em 31/05/2022 às 18h38min

Pará recebe 1ª usina de Biodiesel do Estado

Usina produzirá 288 milhões de litros por ano em Tomé-Açu

Foto: André Moura
Driblando a crise dos combustíveis fósseis, o biodiesel é uma alternativa sustentável de substituir o uso do óleo diesel com menos emissões de gases poluentes ao meio ambiente. E o município de Tomé-Açu, na região nordeste do Pará, foi o primeiro em todo o Estado a inaugurar uma usina que tem capacidade de produzir quase 300 milhões de litros de biodiesel por ano.

A fábrica do Grupo Oleoplan se instalou na comunidade de Vila Nova em Tomé-Açu, localidade rica na produção da matéria prima principal para a produção da usina, o óleo de palma. O grupo investiu mais de R$ 185 milhões/ano, e tem um faturamento estimado de R$ 405 milhões/ano. Segundo a Oleoplan, parte deste faturamento vai contribuir para o desenvolvimento econômico tanto da comunidade de Vila Nova, quanto para todo o município. “Hoje o Pará é o maior produtor do óleo de palma do Brasil e um dos maiores fornecedores de sebo animal que também podem ser transformados e biocombustível, e isso é uma grande possibilidade de colocar o Pará na rota da produção deste produto”, afirma o diretor institucional da Oleoplan, Leonardo Zilio.


O distrito de Vila Nova fica a 80km do município de Tomé-Açu e encontra na usina a oportunidade de gerar empregos e renda para o município. Para o presidente da Oleoplan, Marcus Boff, a comunidade local será beneficiada com as atividades no distrito. “Hoje temos 112 pessoas empregadas na usina, e 78% da mão de obra é de moradores de Vila Nova e Tomé-Açu. A Oleoplan levou parte desses profissionais para um treinamento no Rio Grande do Sul e hoje eles fazem parte da produção do Biodiesel no Pará”, comemora Boff.

Meio Ambiente
Para a bióloga e especialista em energias renováveis e meio ambiente, Ana Clara Lobato, a implantação da usina no Pará é um grande avanço na luta contra pela descarbonização da natureza. Ana destaca que a poluição dos combustíveis fósseis precisa ser diminuída para utilizar as energias renováveis. “O Pará vive em um grande holofote sobre as responsabilidades ambientais, e essa usina de biocombustíveis é um exemplo a ser tomado. Ela produz combustível pela floresta em pé, e isso precisa existir para que possamos tanto preservar nossa Amazônia e ela ainda contribuir com o mundo através de energia limpa e sustentável”, explica Ana.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp