Agentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) trabalham na reestruturação do KM 164 há mais de 24 horas. A previsão é que o trecho seja liberado para o tráfego, sem o pavimento asfáltico inicialmente, em até 03 (três) dias.
No km 169 a situação é mais grave. As obras não foram iniciadas em função do nível da água, que continua alto devido às fortes chuvas. Portanto, não há condições nem de iniciar as análises propriamente ditas no local. As equipes do DNIT estão realizando estudos hidrológicos.
Em virtude do cenário atual, o DNIT definiu as seguintes rotas alternativas para veículos leves:
- Capanema-Belém: BR-316 até o km 172 > PA-251 até Ourém (PA) > PA-124 até Capitão Poço (PA) > PA-253 até a BR-010 no km 307.
- Belém-Capanema: BR-316 até o km 102 > BR-010 até o km 307 > PA-253 até Capitão Poço (PA) > PA-124 até Ourém (PA) > PA-251 > BR-316 no km 172.
A extensão do desvio é de 107 km entre as duas rodovias federais. Do trevo de Santa Maria do Pará (PA) até o desvio no km 307 da BR-010, percorre-se mais 46 km. Totalizando a extensão da rota alternativa e o desvio em 153 km.