Anvisa aprova 1ª vacina contra a dengue de uso amplo na população
Jornal Pará
05/03/2023 08h30 - Atualizado em 05/03/2023 às 08h30
TAKEDA/ DIVULGAÇÃO
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de uma nova vacina contra a dengue. O imunizante Qdenga, produzido pela empresa Takeda Pharma, é indicado para população entre 4 e 60 anos. A aplicação é por via subcutânea em esquema de duas doses, em intervalo de três meses entre as aplicações.
De acordo com a Anvisa, a vacina Qdenga é constituída por quatro diferentes sorotipos do vírus da dengue, o que resulta em uma proteção ampla contra a doença. Em 2022, mais de mil indivíduos morreram no Brasil em decorrência de complicações relacionadas à dengue.
No mês passado, a CTNBio concedeu autorização para a comercialização da vacina Qdenga, que agora recebeu o aval da Anvisa. Já a Dengvaxia, outra vacina contra a dengue aprovada no país, é indicada apenas para pessoas que já tiveram a doença.
A EMA também avaliou a eficácia da vacina Qdenga, e sua aprovação pela Anvisa permite a comercialização do produto no país, desde que mantidas as condições aprovadas. A Takeda Pharma, por sua vez, é responsável por monitorar os efeitos adversos da vacina por meio de ações de farmacovigilância. ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.