23/02/2023 às 12h14min - Atualizada em 23/02/2023 às 12h14min

Semas segue até domingo (26), com o segundo período defeso do caranguejo

Divulgação/Semas
A Secretária de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), anunciou o segundo período de defeso do carangueijo-uçá no Pará. As equipes de fiscalização atuam desde o dia 21 de fevereiro e prosseguirão até o dia 26 desde mês, para assegurar a proteção dos carangueijos.

É estabelecido três períodos de defeso do caranguejo no Estado, que define a proibição da captura, transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização de caraguejo-uçá durante o período defeso.


As operações ocorrem principalmente, em manguezais e freiras, e contam com o apoio da Polícia Militar e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Na primeira etapa da fiscalização, que ocorreu entre 22 e 27 de janeiro, a Semas apreendeu mais de 3 mil carangueijos-úças, que foram capturados estocados e comercializados ilegalmente no período.

"Somos responsáveis pela fiscalização para o cumprimento da proibição da captura do crustáceo nas épocas de reprodução e liberação dos ovos nos maguezais paraenses", informa o coordenador de fiscalização ambiental da Semas, Tobias Brancher.

 

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ


Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp