A Polícia Federal informou, nesta quarta-feira (16) que apreendeu R$ 150 mil em dinheiro vivo e 78 camisetas nas cores verde e amarela com a inscrição ‘Deus, Pátria e Família’ durante abordagem a um garimpeiro na cidade paraense de Itaituba, a quase 900 quilômetros de Belém.
A apreensão ocorreu na terça-feira (15) durante a operação "Proclamação da República" da PRF em rodovias federais.
Segundo informações da PRF, as camisas apreendidas tinham a bandeira do Brasil estampada, ‘com a escrita do lema “Deus, Pátria, Família’, e o logotipo de uma empresa de compra de ouro chamada ‘Rota do Ouro’.
Os agentes suspeitaram que o garimpeiro, flagrado ao volante de uma Toyota Hilux branca quando transitava na altura do Km 650 da BR 163, poderia estar patrocinando ‘ações delituosas de bloqueio de rodovias’ no Estado, como as que ocorreram após a derrota de Bolsonaro nas eleições.
Os agentes conduziram o motorista e a quantia apreendida para o posto da Polícia Federal em Itaituba, ‘para que fossem adotadas as medidas cabíveis’. O garimpeiro alegou que o valor encontrado no veículo seria decorrente de ‘uma venda de ouro’, mas não apresentou aos policiais documentos que comprovassem a transação.