03/11/2022 às 11h44min - Atualizada em 03/11/2022 às 11h44min

Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas funcionará durante todo o mês de novembro em Belém

Rafael Miyake, estagiário, sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista
Agência Pará

Pedro Guerreiro/Agência Pará

Começou, na terça-feira (1º), mais um Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas. Os consumidores, durante todo o mês de novembro, terão a oportunidade de renegociar débitos em bancos e instituições financeiras com descontos e parcelamentos.

 

Podem participar do mutirão pessoas físicas com débitos em atraso com bancos e outras instituições financeiras, desde que a dívida não esteja atrelada a bens dados em garantia. As negociações podem ser pedidas por meio da plataforma consumidor.gov.br ou pelos canais diretos das instituições participantes, disponíveis na página do mutirão. A ação segue até 30 de novembro.

 

No site do mutirão, o interessado também terá acesso ao link do Registrato, sistema do Banco Central que informa todos os relacionamentos do cidadão com o sistema financeiro, que permite consultas sobre informações de dívidas com entidades financeiras e órgãos públicos, se há cheques devolvidos, quais contas o consumidor possui, chaves Pix cadastradas e operações de câmbio em moeda estrangeira. A página da ação conjunta também dará acesso à plataforma de educação financeira Meu Bolso em Dia, da Febraban.

 

No Pará, a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), diretoria vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), vai participar da ação conjunta promovida pelo Banco Central, Federação Brasileira de Bancos (Febrabran) e Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

 

O Procon Pará atende de forma presencial na Travessa Lomas Valentinas, 1150, no bairro da Pedreira, em Belém. Outras formas de atendimento e de registro de denúncias podem ser feitas por meio do telefone (91) 3073-2827 ou pelo e-mail [email protected]. O atendimento também é  realizado nas Usinas da Paz do Icuí, Cabanagem, Benguí, Shopping Pátio Belém e Shopping Grão Pará para registrar a reclamação levando RG, CPF, comprovante de residência, além de documentos que comprovem a falha na prestação do serviço.

 

No primeiro trimestre de 2022, durante o último mutirão, foram negociados 1,7 milhão de contratos em atraso durante 25 dias, segundo informações do Banco Central

 

Com informações do Agência Pará.


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